sábado, 25 de abril de 2009

Sobre o 25 de Abril




Hoje comemora-se o dia da revolução, a chamada revolução dos cravos, que devolveu a liberdade aos portugueses.
Há 35 anos eu tinha 10 anos e portanto as memórias que tenho são vagas, sobretudo porque os acontecimentos que se deram nesse dia não faziam parte do meu entendimento. Mas recordo que foi um dia muito estranho, a televisão interrompeu a emissão normal, passava sempre a mesma música, penso que a “Grândola vila morena”, e em determinadas alturas aparecia um militar a falar. As pessoas sentiam-se inquietas, mas ao mesmo tempo pareciam felizes.
A partir desse dia, novas palavras surgiram no meu vocabulário: revolução, liberdade, democracia, ditadura, PIDE, tortura, fascismo…
Um dia em que estava zangada com o meu pai chamei-lhe fascista. Ele ficou muito zangado e ofendido comigo e disse-me: «Não me chames isso que nem sabes o que essa palavra significa». E realmente não sabia, sabia apenas que era um insulto, só mais tarde vim a perceber o que significava. Contudo já podia dizê-la, porque ela já se tinha vulgarizado no vocabulário dos portugueses e toda a gente já tinha liberdade para dizer o que pensava.

Sem comentários:

Enviar um comentário